parceiro

Google+ Followers

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Líquido na refeição, suar para gastar caloria e comer de 3 em 3 horas: Mitos?!

Adicionar legenda


É até um pouco triste receber informações de um especialista que derruba aquela sua crença, né? Principalmente quando isso envolve dieta. Mas como o que vale é a verdade, a endocrinologista Andressa Heimbecher desmitificou três informações que ouvimos – e muito – por aí:
Mito 1: Beber água antes, durante ou logo depois as refeições engorda
Um estudo apresentado em 2010 no encontro americano da Sociedade Química, em Boston, avaliou 48 adultos entre 55 e 75 anos. Eles foram divididos em dois grupos, ambos submetidos a uma dieta de baixas calorias. O primeiro ingeria dois copos de água antes das refeições e o segundo, não. “O resultado foi que as pessoas que beberam água antes das refeições tiveram uma perda de peso quase dois quilos maior do que quem não ingeriu líquido”, explica Andressa.
“O que importa é o número de calorias consumidas em uma refeição”, diz a especialista. Assim, refrigerantes, sucos adoçados e bebidas alcoólicas impactam no ganho de peso simplesmente porque contêm mais calorias que a água. “Por isso não basta estar atento àquilo que comemos, mas também ao que bebemos”, pondera. Mas, informa, não é relevante se o líquido for ingerido antes, durante ou depois das refeições. A endocrinologista acrescenta que a ingestão de água também não interfere na digestão – outro mito comum. “O raciocínio é igual ao se tomarmos sopa. Para o intestino não faz diferença se você comeu um prato de legumes e tomou água ou se o que você comeu foi uma sopa”, pondera. E lembra que o ideal é consumir de 2 a 2,5 l de água por dia.
Mito 2: Suar gasta calorias
Depois de suar muito após um exercício físico, é possível verificar uma diminuição no peso corpóreo. “Mas isso não significa que a pessoa emagreceu, nem que gastou calorias. Ela apenas desidratou”, explica Andressa. Segundo a especialista, a função do suor é manter a temperatura corporal baixa, mesmo quando o corpo está aquecido. Por isso, durante exercícios físicos intensos, as pessoas suam. De acordo com Andressa, o suor faz com que o organismo perca apenas água e sais minerais enquanto que, para perder calorias, é preciso eliminar glicose e nutrientes de valor calórico.
Por isso, nada de usar roupas pesadas, que estimulem o suor. O ideal é optar por roupas leves, que ajudem o corpo a manter sua temperatura e não superaquecer. “Quando fazemos exercícios, é o gasto calórico que provoca o aquecimento do corpo. Mas, o contrário – aquecer o corpo para promover gasto calórico – não se verifica”, ensina. Ela indica ainda que a pessoa mantenha-se hidratada durante a realização dos exercícios físicos. “O ideal é tomar água em pequenos goles, pois uma ingestão abrupta de líquidos em grande quantidade pode gerar refluxo do estômago para o esôfago”, alerta. E, finaliza, entre água e isotônicos, prefira a água, que não contém calorias. “A não ser que esteja realizando exercícios muito extenuantes”, ressalta.
Mito 3: Comer de três em três horas emagrece
“A rigor, o que faz uma pessoa engordar ou emagrecer é a quantidade de calorias que ela ingere”, afirma Andressa. Mas, lembra que, se uma pessoa se alimenta poucas vezes ao dia, a chance de estar com mais fome – e ingerir mais calorias – no momento de uma refeição é maior. A endocrinologista explica que esta é uma resposta protetora do organismo, que “entende” longos períodos de jejum como um sinal para poupar energia e gordura. “A ideia de comer de 3 em 3 horas é justamente para que a pessoa coma menos em cada refeição. No entanto, eu prefiro recomendar ter o hábito de comer em intervalos regulares, o que quer dizer que entre as maiores refeições – café, almoço e jantar – devemos incluir os lanches”, diz a especialista.
Para tanto, recomenda que se divida o total de calorias diárias entre as refeições que devem ser feitas, pois, se houver acréscimo na quantidade de calorias, a pessoa engordará. “Existe uma teoria de que, quando comemos em intervalos regulares, o corpo não reduz seu ritmo de queima calórica porque está treinado a não passar fome. Enquanto que, quem come apenas três vezes ao dia, ao passar fome, está ensinando o corpo a sempre estocar”.
Então não tem jeito, meninas: Comeu, tem que gastar! O pior é que esse papo me deu muita fome!
doce-delicioso
Foto: Wallpaperhere.

alimentos detox alimentos detox baratos, alimentos detox cardápio, alimentos detox daquidali, alimentos detox eliana, alimentos detox globo reporter, alimentos detox para emagrecer, alimentos detox programa da eliana, alimentos detoxificantes, alimentos funcionais, alimentos que emagrecem, alimentos ricos em calcio, alimentos ricos em carboidratos, alimentos ricos em ferro, alimentos ricos em fibras, alimentos ricos em proteinas, alimentos ricos em vitamina d, alimentos termogenicos, alimentos transgênicos, alternativa saude detox, detox saude dieta e saude detox

dieta ovo cozido, dieta dukan, suco detox, dieta detox 7 dias, dieta emagrecer 3 dias, dieta detox liquida, dieta detox 1 dia, dieta desintoxicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário