parceiro

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Azeite de oliva: gordura saudável.




Azeite de oliva: gordura mais do que saudável.

Azeite de oliva: gordura mais do que saudável.

Apesar da presença de gorduras na sua dieta causar bastante controvérsia, com todo o bombardeio que os conselhos sobre nutrição atuais fazem à respeito de cortá-las, algumas dessas gorduras são bastante saudáveis. E uma delas é praticamente uma unanimidade nesse aspecto. Falamos do azeite de oliva.
E não é à toa, pois o azeite de oliva é parte fundamental da dieta de diversas populações das mais saudáveis do mundo. Um bom exemplo é adieta Mediterrânea. Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios do azeite de oliva.

Como é fabricado o azeite de oliva?

cardapio para emagrecer: gorduras
Pura e simplesmente, você espreme azeitonas e o óleo sai delas. Esse é o azeite de oliva extra virgem, e que traz os maiores benefícios.
Porém, os azeites que você vê sendo vendidos por aí não necessariamente são produzidos dessa forma. Os de mais baixa qualidade podem ser extraídos usando procedimentos químicos ou mesmo estarem misturados com outros óleos mais baratos.
Desta foma, você deve procurar se certificar que está comprando o tipo de azeite de oliva certo. Extra virgem, no caso. Infelizmente mesmo marcas que se propõem a vender azeite de oliva extra virgem acabam cometendo fraudes, então é importante estar alerta e procurar marcas confiáveis.

Composição nutricional do azeite de oliva extra virgem

O azeite de oliva extra virgem é bastante nutritivo. Para começar, contém uma quantidade razoável de vitaminas E,K, e vários ácidos graxos saudáveis. Em 100g de azeite de oliva, você vai encontrar 73% disso em gorduras monoinsaturadas, que são gorduras saudáveis.
E com um benefício extra, possui antioxidantes. Antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças como o câncer. Um deles é o oleuropeno, uma substância que protege o colesterol LDL de ser oxidado e assim reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Outra substância presente no azeite de oliva é o oleocantal, que ajuda no combate à inflamações no corpo, que em última análise, podem acabar levando à doenças crônicas.
Sobre as doenças cardiovasculares, o consumo de azeite de oliva é benéfico por diversos mecanismos. Um estudo feito em populações mediterrâneas demonstrou que o risco de infarto, derrames cerebrais e morte é reduzido em 30%. Os mecanismos são a redução da inflamação, a proteção do colesterol LDL, a melhora da função endotelial (a parede dos vasos sanguíneos), prevenção de coagulação sanguínea indesejada, e redução da pressão arterial.
Isso sem falar em evidências (ainda preliminares, é verdade) que o azeite de oliva pode ajudar a combater o câncer e o mal de Alzheimer.azeite de oliva acidez,
azeite de oliva andorinha,
azeite de oliva em jejum,
azeite de oliva emagrece,
azeite de oliva engorda,
azeite de oliva faz bem,
azeite de oliva gallo,
azeite de oliva gordura insaturada,
azeite de oliva na pele,
azeite de oliva no rosto,
azeite de oliva nos cabelos,

Sobre cozinhar com azeite de oliva

cozinhar com azeite de oliva
É possível cozinhar com azeite de oliva, dado que o mesmo suporta uma temperatura mais alta, mas faça com moderação.
Um fato que muita gente não se dá conta é que os óleos que usamos para cozinhar podem até ser saudáveis, mas a temperatura elevada pode provocar a oxidação destes, originando inclusive as temíveis gorduras trans. As gorduras saturadas são até resistentes, mas as polinsaturadas são mais sensíveis.
O azeite de oliva é até relativamente resistente à altas temperaturas. Alguns estudos testaram o uso de azeite de oliva para fritar, e descobriram que o óleo era bastante resistente à danos, inclusive por períodos superiores à 24 horas de exposição a uma temperatura de 180 graus Celsius.
De qualquer forma, o melhor uso do azeite de oliva é na sua forma natural, e o uso para fritar pode danificar o óleo.

Mas e para emagrecer?

Estamos falando de gordura, e sim, o azeite de oliva, se usado em excesso, e em conjunto com certos alimentos, pode acabar fazendo você engordar. Porém, usado com moderação, pode sim ser um bom aliado.
Primeiro por ser nutritivo, segundo por ser rico em gorduras monoinsaturadas, que no final das contas acabam facilitando a mobilização da gordura corporal, e consequentemente, o emagrecimento. Depois pelo efeito saciador que a ingestão de gordura promove. E por fim, porque se você passar a utilizar azeite de oliva no lugar de outros óleos, eliminará os malefícios que estes causam.
Sem falar que vai obter todos os benefícios citados neste artigo. As populações mediterrâneas estão aí para provar!
Fonte: comeceaemagrecer.com.br

Video gratuito ensina os 4 segredos rápidos para emagrecer de uma vez. Clique para assistir.

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

"UMA DICA MATINAL SIMPLES E PODEROSA PARA SE COMEÇAR O DIA NO CAMINHO DO EMAGRECIMENTO"

UMA SIMPLES MUDANÇA DE HÁBITO MATINAL (QUE NÃO É EXERCÍCIO), OPOSTA AO QUE É DITO POR AÍ, PODE TURBINAR A QUEIMA DE GORDURA AO LONGO DO DIA E DIMINUIR A GULA FORA DE FORA
  • A ciência mostra que os hábitos que levam a um maior emagrecimento e satisfação alimentar são OPOSTOS ao que é aceito por aí como verdade
  • As estatísticas mostram que 95% das tentativas de emagrecimento falham miseravelmente e as razões são um tanto óbvias quando se conhece a verdade por trás de tudo
  • Se iniciar o dia fazendo o mesmo que a grande maioria da população faz é se preparar o corpo para armazenamento de gordura, fome contínua e bloqueio do emagrecimento

"Através das minhas pesquisas constantes nos melhores estudos científicos da nutrição mundial, consegui atingir o meu objetivo de emagrecimento e agora dedico meus dias ao contínuo estudo do ramo e a ajudar mais pessoas a conseguirem, finalmente, atingir o mesmo."
Rodrigo PolessoAutor bestseller e fundador do EmagrecerDeVez.c

Nenhum comentário:

Postar um comentário