parceiro

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Dieta da proteína: prós e contras.

Dieta da proteína: prós e contras.

Dieta da proteína: prós e contras.

Hoje vamos falar sobre uma das dietas mais comuns adotadas por quem quer buscar o sonhado emagrecimento. Nos referimos à dieta da proteína. Sempre é útil um pouco mais de informação, especialmente porque sabemos que toda “dieta” tem seus riscos e benefícios.

O que é a dieta da proteína?

Popularizada pela mídia, alguns bodybuilders e pessoas que desejam perder peso sem se preocupar com saúde, a principal característica dessa dieta é que os alimentos ricos em proteínas são a principal fonte de energia na alimentação.
Um aspecto importante é que trata-se de uma dieta restritiva, em especial quanto a carboidratos. Os principais alimentos consumidos são carnes, vegetais folhosos e produtos lácteos.

Por que a dieta da proteína emagrece e outras vantagens.

dieta da proteína
O efeito de restrição da calórica, somado com o uso de processos pesados para o corpo e o tempo de digestão fazem com que a dieta da proteína emagreça. Mas a que preço?
Com a alta ingestão de proteínas o organismo, além de utilizar os aminoácidos (obtidos da quebra das proteínas) para recuperar a musculatura e outras funções corporais, começa a utilizá-lo para gerar glicose e prover energia para o corpo. Esse é um processo bastante pesado para o corpo e, somado com a restrição calórica você acaba perdendo peso.
Com um aporte aumentado de proteínas, aqueles que também praticam atividade física podem ganhar mais massa muscular, o que no final das contas aumenta o metabolismo e facilita ainda mais o emagrecimento.
E uma terceira vantagem é que proteínas levam mais tempo para serem digeridas. Isso acaba fazendo você sentir menos fome ao longo do dia, aumentando a saciedade.

Perigos e por que não recomendamos a dieta da proteína.

Para começar, a dieta da proteína é bastante restritiva. Como sempre frisamos aqui no Comece a Emagrecer, você tem determinados hábitos, e começar uma dieta restritiva acaba fazendo com que você suprima hábitos alimentares que são naturais naquele momento. Isso acaba gerando stress e todo tipo de tentação, reduzindo a adesão à dieta, e claro, a chance de falhas.
Outro ponto é a baixa sustentabilidade a longo prazo de uma dieta tão restritiva, o que pode fazer você retornar aos hábitos antigos, e consequentemente, ao peso anterior.http://www.dietaesaude.com.br/como-funciona/alimente-se
Além disso, o excesso de proteínas na dieta pode causar uma sobrecarga nos rins e no fígado. Vale lembrar que estes problemas são de certa forma raros, mais comuns em quem já tem alguma predisposição. O difícil é saber se você tem ou não.
Os adeptos da dieta também ficam expostos a quadros de tonturas, fraqueza e desmaios, e frequentemente são acometidos por constipação intestinal devido ao baixo consumo de fibras. Se você já tem problemas de prisão de ventre, é melhor evitar esta dieta. Outros efeitos colaterais são o mau hálito, e às vezes, desidratação. A restrição imposta pela dieta também pode causar algum déficit nutricional.

Conclusão

A dieta da proteína parece ser uma alternativa razoável no curto prazo. Apesar dos benefícios citados, os riscos são elevados, e nunca deve-se seguir esta dieta por muito tempo.
Se considerarmos ainda os problemas de sustentabilidade da dieta a longo prazo, e o risco de recuperar o peso ao final da dieta, então é mais um motivo pelo qual não a recomendamos.
No geral, a melhor estratégia é sempre uma mudança de hábito sustentável, através de reeducação alimentar, e prática de atividades físicas. Desta forma, seus novos hábitos não só emagrecerão, como manterão você magra.

Video gratuito ensina os 4 segredos rápidos para emagrecer de uma vez. Clique para assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário