parceiro

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Dietas milagrosas: a verdade.

Dietas milagrosas: a verdade.

Dietas milagrosas: a verdade.

Em se tratando da busca de um corpo mais magro, quem não quer que isso aconteça no menor espaço de tempo, e com o mínimo de sacrifício possível? Por causa desse imediatismo, o sonho de consumo de muita gente está nas chamadas dietas milagrosas.

Dietas milagrosas são as que prometem uma perda de peso imensa num período curtíssimo. Não é difícil encontrar regimes emergenciais por aí que prometem uma perda de, por exemplo, 1kg por dia, e por aí vai.
Isto posto, e como veremos adiante, é uma prática cujos resultados podem até parecer tentadores, mas que no longo prazo definitivamente não compensa.

Dietas milagrosas emagrecem? 

Sim, elas definitivamente emagrecem. Agora, se formos mais a fundo e questionarmos se emagrece de forma saudável, ou se principalmente, é fácil manter os resultados, a coisa muda completamente de figura.
Isso porque o princípio básico de todas as chamadas dietas milagrosas é um só: uma intensa restrição calórica e de nutrientes, bem aquém das necessidades diárias do nosso corpo. Só este fato já deveria disparar mil alarmes em sua cabeça. Mas vamos mais além.
Algumas destas dietas somente fazem com que você perca líquidos. Considerando que 70% do nosso peso é de líquidos, é possível perder bastante peso, e bem rápido, desta forma. Porém, além dos óbvios riscos de uma desidratação, pode apostar que, apesar da balança indicar perda de peso, você terá perdido pouquíssima gordura. Assim que acabar a dieta, seu organismo parecerá uma esponja, sugando todo e qualquer líquido que você ingerir, e o peso volta!
Outra prática comum dessas dietas é um aporte excessivo de proteínas. Como sempre, a diferença entre remédio e veneno está na dose, e o excesso de proteínas na dieta pode levar a uma sobrecarga dos seus rins. Sem falar que carboidratos e gorduras, que normalmente são cortados, acabam fazendo falta. Perde-se o efeito saciante da gordura, e boa parte da energia que os carboidratos fornecem.

E a sua cabeça, você aguenta?

dietas milagrosas
A adesão a dietas milagrosas é algo muito complicado. Seu corpo simplesmente não está acostumado ao regime radical que virá.
A adesão a esse tipo de dieta é outra questão complicada. Apesar de elas prometerem um emagrecimento rápido, o primeiro problema é que você definitivamente não está acostumado com o regime que virá.
Some-se a isso todo um déficit de nutrientes, e o resultado será invariavelmente:
  • Falta de energia e disposição. Assim ficará impossível se exercitar;
  • Tentações mil, o tempo todo;
  • Vontade louca de sair da dieta e voltar ao estado que estávamos antes;
  • Tédio devido a essas restrições alimentares.
Ainda que você consiga obter os resultados que queria, assim que terminar todo esse sacrifício, você se sentirá livre. E pode apostar que vai voltar a comer o que comia antes, que foi exatamente o que te deixou acima do peso. Oras, isso é óbvio, porque você apenas tomou uma medida radical e emergencial, não colocando foco algum em mudar hábitos. O que faz você pensar que após duas semanas, você passará a comer de forma diferente do que fazia antes?

Mudanças no seu corpo durante dietas “milagrosas”.

Para piorar, nosso corpo percebe o que está acontecendo, e vai reagir. Além da já citada reação do cérebro, fazendo você desejar todo tipo de alimento e tornando esse esforço cada vez mais difícil, o metabolismo também vai sofrer algumas alterações. E ambas vão jogar contra seu desejo de emagrecer.
A primeira é que quando você está numa dieta muito restrita, seu organismo interpreta isso como fome. E ele vai entrar no chamado “modo de economia”, ou seja, seu metabolismo vai cair. Isso vai fazer você gastar menos energia, e reduz a velocidade do emagrecimento.
A segunda é uma consequência do emagrecimento rápido. Você perderá gordura, mas fatalmente perderá musculatura também. Músculos ajudam a aumentar o metabolismo e queimar mais energia, e com menos músculo, seu metabolismo cai ainda mais. E vai piorar, porque assim que você acabar a dieta, esse músculo que você perdeu vai, em última análise, fazer você ter um metabolismo menor do que tinha antes. Junte isso com o fato de você voltar a comer, e esse resultado fará você engordar tão rápido quanto emagreceu. Você deve conhecer esse fenômeno: chama-se efeito sanfona.

Concluindo

Um bom mantra para se ter em mente, em matéria de emagrecimento, é “o que vem rápido, vai rápido”. Emagrecer mais de 1kg por semana é comprovadamente deletério para seu corpo. O ritmo recomendado é de mais ou menos 4-5kg por mês, dependendo do seu peso atual, pois pessoas com mais peso tendem a emagrecer mais do que isso no começo.
É preciso pensar em um emagrecimento sustentável, e sem uma boa reeducação alimentar e adaptações no seu estilo de vida, o máximo que você vai conseguir é viver no efeito sanfona. Se você estiver com preguiça e achar que isso requer muito esforço, saiba que é um esforço que vale a pena, pois quem faz isso, apesar de não emagrecer tão rápido, o faz de forma saudável, e provavelmente nunca mais precisará se preocupar com dietas daqui a um tempo. Já quem espera resultado rápido…
E para encerrar, fazemos uma convocação aos leitores: sobre essas fotos clássicas de “antes e depois” nos anúncios de dietas ou métodos milagrosos, alguém por acaso já viu uma foto dessas pessoas que supostamente conseguiram resultados rápidos, 6 meses a um ano depois? Estavam com o mesmo corpo?

Video gratuito ensina os 4 segredos rápidos para emagrecer de uma vez. Clique para assistir.

O que você pensa sobre emagrecimento e dietas? Escreva abaixo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário